Campanha Black Friday: aumente suas vendas com influenciadores digitais

Quer realizar uma campanha de Black Friday que realmente impulsione suas vendas e destaque sua marca em meio à concorrência? Invista em marketing de influência!

Ao combinar a força das marcas com a credibilidade dos influenciadores digitais, é possível criar campanhas certeiras que geram resultados extraordinários — e os dados comprovam essa eficácia! 

Segundo um relatório da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), estima-se que, em 2024, o faturamento do e-commerce alcance 205 bilhões de reais.

Agora, imagine esse número somado às vendas físicas! Por isso, não deixe essa data passar em branco, mesmo que seus resultados anteriores não tenham sido tão satisfatórios ou se você deseja potencializar suas vendas este ano.

Neste artigo, você encontrará sugestões para direcionar suas campanhas de marketing de influência por meio de estratégias eficazes e alinhadas à sua marca. Boa leitura!

Estatísticas e tendências: o que os dados revelam

Não há dúvida de que realizar campanhas de Black Friday com influenciadores é mais eficiente! Para você ter uma ideia, o Brasil lidera o ranking dos 10 países que mais apostam nessa estratégia, conforme o relatório da Spark sobre o desempenho das campanhas de Black Friday em 2022/23.

A presença dos influenciadores digitais na jornada de compra dos brasileiros gerou ótimos resultados:

  • 85% de aumento no desempenho ao adicionar produtos ao carrinho;
  • 60% dos usuários de redes sociais seguem algum influenciador;
  • 87% de aumento no desempenho de visualizações de conteúdos;
  • Crescimento médio de 4x nas conversões em compras;
  • 80% de aumento no desempenho de compras;
  • 40% de incremento na média de CTR (taxa de cliques).

 

No entanto, o sucesso também depende de um entendimento profundo do comportamento do consumidor, para escolher os melhores canais e influenciadores alinhados à marca. Entenda mais a seguir!

Como o consumidor se comporta durante a Black Friday?

Entender o comportamento do consumidor envolve identificar os fatores, hábitos, influências e estímulos que afetam sua jornada de compra.

Então, com base nos dados do relatório da Spark, os principais motivos que levam o público a comprar durante a Black Friday são:

  • Descontos (63%);
  • Frete grátis (45%);
  • Necessidade dos itens (35%).


Por outro lado, entre aqueles que não compraram, alegaram:

  • Falta de dinheiro (44%);
  • Não precisar de nenhum produto/serviço (28%);
  • Falta de promoções atrativas (26%).

 

Esses dados também revelam um desafio importante! Em uma data como a Black Friday, que movimenta intensamente o comércio, é indispensável ser ainda mais estratégico.

Na prática, isso quer dizer: definir ações alinhadas às expectativas dos consumidores, convertendo a intenção de compra em ação de venda.

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Preparação para Black Friday 2024

Já estamos em contagem regressiva para a Black Friday, dia 29 de novembro! Portanto, as definições de ações devem começar a aparecer no cronograma de agências e empresas. 

O primeiro passo para uma campanha de Black Friday bem-sucedida, e aqui vai uma dica exclusiva da Spark, é: “A antecedência é a chave!

Começar a se relacionar com o público com bastante tempo de antecedência é essencial. Cuidado, quanto mais próximo da data, maior será a concorrência

Mas isso não é tudo! Aqui estão outros insights que você pode incluir desde já no seu planejamento:

2 a 3 meses antes

Começar o relacionamento entre marca e público em um período com menos competição. 

15 a 30 dias antes

Intensificar a comunicação com estratégias digitais, uma vez que a competição já se torna mais acirrada. 

7 dias antes

Hora de tornar a comunicação mais agressiva e tornar os benefícios mais atraentes.

Vamos reforçar: campanha com influenciadores na Black Friday é sinônimo de vendas. E para isso, você pode contar com a Spark! Mas esse é um assunto para outro tópico!

Melhores estratégias para campanhas de Black Friday

Agora que você já sabe quando começar a interagir com o público até o momento decisivo, vamos explorar as melhores estratégias para 2024 em cada etapa do funil de marketing.

Awareness

Aproveite para gerar buzz e aumentar o alcance da sua marca a partir: 

Co-criação de conteúdo

Envolva os influenciadores na criação de conteúdos exclusivos e engajadores, como desafios, vídeos divertidos e memes.

Sorteios e concursos

Realize sorteios de produtos ou experiências, incentivando os seguidores a participarem e compartilharem a campanha.

Hashtags personalizadas

Crie hashtags exclusivas para a campanha e incentive os influenciadores e seus seguidores a utilizá-las.

Consideração

Para aumentar o interesse e o desejo do consumidor, aposte:

Reviews autênticos

Peça aos influenciadores para fazer reviews honestos e detalhados dos produtos, destacando os benefícios e diferenciais.

Demonstrações e tutoriais

Mostre como os produtos podem ser utilizados no dia a dia, através de vídeos curtos e práticos.

Comparativos

Compare os produtos com os da concorrência, evidenciando os pontos fortes da sua marca.

Stories destacados

Crie um guia de compras com os produtos em destaque, facilitando a navegação para os consumidores.

Conversão

Este é o momento de direcionar para a compra. Por isso, use de:

Códigos de desconto personalizados

Lembra que um dos motivos de o consumidor não fechar a compra é por falta de descontos e frete grátis? Ofereça códigos de desconto exclusivos para os seguidores de cada influenciador. 

Links diretos para os produtos

Facilite a jornada de compra! Por isso, direcione os seguidores direto para a página do produto.

Call to Action fortes

Utilize call to actions (CTAs) claros e persuasivos, como ‘Compre agora’, ‘Aproveite esta oferta’ ou ‘Adicione ao carrinho’

Para maximizar o impacto desses CTAs, aproveite o poder que os influenciadores exercem, trazendo autenticidade e credibilidade. Transforme o CTA em uma chamada irresistível à ação.

Limitação de tempo

Por último, crie um senso de urgência com ofertas por tempo limitado ou quantidade limitada de produtos.

Ficou claro que o público está, de fato, no digital, certo? Não por acaso, segundo uma pesquisa proprietária da Globo, a busca nas redes sociais é o segundo canal mais utilizado pelo público. 

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Conteúdos que causam impacto

Como as redes sociais estão em alta, o marketing de influência tem grande potencial de impulsionar essa busca.

Os influenciadores não apenas aumentam a credibilidade das promoções, mas também estabelecem uma conexão genuína com o público. A seguir, apresentamos algumas sugestões de conteúdo que convertem: 

Unboxing 

Ideal para mostrar os produtos de forma simples, mas que despertam a curiosidade do público. Além de ser um ótimo cenário para divulgar os descontos.

Live 

Live com descontos exclusivos costumam alavancar vendas em um curto período de tempo.

Facilidades para clientes 

Disponibilizar descontos de black antes da data para clientes especiais engaja e atrai público.

Boas soluções

Nada melhor que falar sobre um problema e já indicar um produto solucionador que está com um desconto exclusivo de Black Friday. 

Teste

Colocar à prova a usabilidade e qualidade do produto/serviço passa mais convicção para o público e isso pode gerar a venda de forma mais rápida.

Casos de sucesso usando marketing de influência na Black Friday 

Nos últimos anos, diversas marcas no Brasil apostaram em estratégias de marketing de influência para se destacar durante a Black Friday, e os resultados foram impressionantes. 

Um exemplo de sucesso foi o recrutamento massivo de influenciadores pelas maiores lojas do país, visando alcançar públicos mais segmentados e engajados

Consul

A Consul se destacou ao utilizar uma estratégia sólida de marketing de influência, alinhada ao conceito criativo “Pensou bem Black Friday, comprou Consul”. 

Apostando em ações com micro e macro influenciadores, a marca conseguiu gerar uma conexão autêntica com o público, resultando em um impacto orgânico significativo.

Com mais de 1,9 milhões de impactos e 6,7 mil interações, a campanha atingiu um alcance máximo de 174 mil pessoas e gerou 541 menções espontâneas da marca. 

Além disso, com o impulsionamento estratégico, o alcance foi ampliado para mais de 10,7 milhões de pessoas, totalizando 49 milhões de impactos.

A Consul é mais um caso de sucesso da Spark. Você também pode garantir o sucesso da sua marca na próxima Black Friday, converse com o nosso time agora!

Crie sua estratégia para a Black Friday agora!

Como você pode ter notado, ao investir em campanhas de marketing de influência, estará um passo à frente da concorrência e alcançando resultados inimagináveis. 

E para garantir o sucesso, descubra como a Spark pode auxiliar na sua estratégia para Black Friday este ano! 

Somos a maior potência em marketing de influência e os únicos representantes oficiais da plataforma Tagger no Brasil. Conheça nossas soluções de influência!

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