á planejou sua campanha de Natal deste ano? Com a data mais especial e comemorativa se aproximando, é hora de começar a se preparar para bater metas e alavancar as vendas.
Para essa missão, nada melhor do que o marketing de influência! Essa é uma ferramenta importante para aumentar o engajamento do público com as marcas, como revelam os dados.
De acordo com a pesquisa ‘The 2024 Influencer Marketing Report’, da Sprout Social, quase metade dos consumidores (49%) fazem compras diárias, semanais ou mensais motivados por influenciadores.
Isso comprova que as recomendações têm um peso significativo nas decisões de compra. Está preparado para converter intenção em vendas? Neste artigo, você descobrirá por onde e como começar! Boa leitura!
O poder do marketing de influência no Natal
De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as campanhas de Natal com influenciadores resultaram em um aumento de 10,5% nas vendas em 2022, comparado ao ano anterior.
Mas o que torna o marketing de influência tão eficaz nessa época do ano? A resposta é simples: os consumidores confiam nas recomendações de pessoas que admiram e seguem nas redes sociais. Entenda!
Os influenciadores são vistos como “amigos” pelos seus seguidores, e essa proximidade gera uma confiança natural. Quando um produto ou serviço é indicado por uma figura autêntica e realista, ele automaticamente se torna mais seguro e efetivo.
Além de ter grande alcance, o marketing de influência permite que as marcas atinjam um público mais segmentado e ativo.
Em 2023, por exemplo, as marcas investiram US$ 35 bilhões nessa estratégia, e, até 2028, esse valor deverá chegar a US$ 52 bilhões, segundo a Statista. Um estudo da Nielsen com a YouPix revela que 84% das empresas planejam ampliar esse investimento em 2024.
Para se ter uma ideia, 60% do público brasileiro segue algum influenciador, e 57% dessas pessoas costumam buscar cupons de desconto promovidos por eles.
Portanto, a regra é clara: escolher influenciadores que reflitam as características do consumidor que você deseja conquistar ou que sejam populares entre eles pode fazer toda a diferença na sua campanha de Natal.
Estratégias de Marketing de Influência para o Natal 2024
Para obter sucesso nas suas campanhas de Natal, não basta apenas escolher um influenciador alinhado à sua marca.
É essencial estar atento às últimas tendências e estratégias do mercado. Vamos conferir alguns exemplos!
Plataformas e formatos
O Instagram e o TikTok continuam sendo as plataformas mais populares para campanhas de Natal, atingindo 83% e 6% do público respectivamente.
Os formatos que mais geram engajamento são os carrosséis (5,9%), que permitem contar histórias mais completas, e os Reels (5,4%), que são vídeos curtos e divertidos.
Não é à toa que Natura, Boticário, Coca-Cola, Kopenhagen e Mercado Livre são alguns exemplos de marcas que mais patrocinam posts durante o mês de dezembro.
Tipos de influenciadores
A escolha do influenciador certo é essencial para o sucesso da campanha. Micro e nano influenciadores, por exemplo, costumam ter uma interação mais alta e uma relação mais próxima com seus seguidores.
No entanto, vale lembrar que o impacto dos influenciadores não depende apenas do tamanho de sua audiência, mas também da capacidade de cativar e despertar o interesse do consumidor.
Mensagens e criatividade
De acordo com a Tagger, plataforma de influência exclusiva da Spark, conteúdos bem-humorados, leves e voltados para a família são os que mais despertam interesse durante o Natal. Por isso, as campanhas natalinas devem ser emocionantes e inspiradoras.
Aposte no UGC (User Generated Content), uma modalidade de conteúdo criado pelos consumidores que interagem com a marca, pode ser uma excelente estratégia. Os benefícios incluem
- Aumento do alcance nas redes sociais
- Coleta de dados sobre o comportamento dos usuários
- Fortalecimento da conexão com os consumidores
- Contribuição para a jornada de compra
E aqui vai uma dica extra: que tal contar com a Spark para bater recorde de vendas neste Natal, construir um relacionamento mais próximo com o público e ganhar sua preferência?
Somos especialistas em Marketing de Influência e oferecemos uma gama completa de serviços estratégicos e ferramentas tecnológicas para levar sua campanha a outro patamar.
Como manter o impulso de vendas durante e após o Natal
As campanhas de Natal não precisam se limitar apenas ao período que antecede a data. É possível continuar colhendo bons resultados durante e após o Natal, desde que você siga algumas recomendações importantes:
Colabore com microinfluenciadores
Além de influenciadores de grande porte, considere trabalhar com microinfluenciadores que têm um público altamente participativo em nichos específicos.
Eles podem oferecer um toque mais pessoal e autêntico à sua campanha.
Esteja preparado para o pós Natal
A temporada de Natal não termina no dia 25 de dezembro. Continue a aproveitar o entusiasmo pós-Natal para promover vendas de fim de ano e promoções de liquidação.
Identifique influenciadores sazonais
Procure influenciadores com um histórico de envolvimento na temporada de Natal.
Eles provavelmente já têm uma audiência animada com a época festiva e estarão mais dispostos a participar de campanhas natalinas.
Conteúdo autêntico
Por último, incentive os influenciadores a compartilhar histórias pessoais e experiências relacionadas ao Natal, destacando como seus produtos ou serviços desempenham um papel importante nas celebrações festivas.
Case de sucesso de Marketing de Influência para o Natal
Não poderíamos deixar de compartilhar cases de uma empresa que apostou no marketing de influência no ano passado e alcançou seus objetivos de forma brilhante.
Confira!
Renner
Com foco em trazer o vínculo emocional, a campanha abordou a Magia do Natal, como um convite para que as pessoas acreditem mais nessa magia, reforçando a esperança e tudo que pode ser realizado.
#AcrediteNoNatal foi um movimento com as consumidoras da marca para se inspirarem e um convite para voltarem a acreditar e a se encantar pela data, celebrando com grande estilo.
Turbine sua campanha de Natal com marketing de influência!
Qual o aprendizado? Os exemplos acima apenas evidenciam o poder dos influenciadores em ajudar grandes marcas a se conectarem de forma direcionada e eficaz com o público. Os resultados são reais e, principalmente, impactantes!
O marketing de influência pode ser um grande aliado para impulsionar suas vendas neste Natal. E, claro, conte com a Spark! Somos especialistas em marketing de influência e podemos ajudar você a criar campanhas memoráveis e eficazes. Acesse nosso site e entre em contato agora mesmo.