Que o marketing de influência está em alta, você já sabe. Mas como escolher um influenciador digital que esteja alinhado aos valores e propósitos da sua marca? Esse é um dilema constante para empresas e agências.
Com tantos profissionais surgindo nas mídias, é normal sentir dúvidas e incertezas. Escolher um influenciador apenas pela popularidade pode ser um erro fatal para a reputação da sua marca.
Neste artigo, vamos guiá-lo por todo o processo, desde a identificação dos critérios certos até a negociação e o acompanhamento dos resultados. Boa leitura!
Qual a importância dos influenciadores digitais?
A popularidade das redes digitais, especialmente no Brasil, abriu um leque de oportunidades para investir em novas estratégias de marketing.
Embora o marketing tradicional não esteja desaparecendo, ele parece estar perdendo espaço gradualmente para novos canais de mídia.
Nos últimos anos, influenciadores como Felipe Neto, Kéfera e Bianca Rosa, por exemplo, foram conquistando seu espaço e abrindo caminho para o surgimento de novas figuras.
Vivemos momentos marcantes, como a consolidação do Instagram e do YouTube, a ascensão do TikTok, a informalidade dos primeiros influenciadores e, agora, a colaboração deles com grandes marcas.
Exemplos disso incluem Boticário, Mercado Livre, L’Oreal, Lenovo e Perdigão.
Além disso, não podemos esquecer dos dados! Segundo uma pesquisa da Qualibest / MindMiners – Spark, 46% dos entrevistados pesquisam a opinião de influenciadores antes de comprar um produto ou serviço.
Portanto, a fórmula do sucesso nas redes sociais é o influenciador digital.
Se você deseja alcançar um público mais segmentado e alavancar suas vendas, é interessante incluí-los em suas campanhas, especialmente aproveitando datas aquecidas para vendas como Black Friday e Natal.
Entendendo os tipos de influenciadores e seus públicos
Como os influenciadores exercem um forte poder de persuasão entre os consumidores, é fundamental entender que a escolha deles não deve ser baseada apenas no carisma ou no número de seguidores.
A eficácia de qualquer influenciador depende inteiramente da estratégia de influência adotada. Vamos explicar melhor!
Cada nível de influenciador (tier) tem um objetivo e um papel específico dentro da estratégia macro de marketing das marcas. A escolha deve estar alinhada com os objetivos que a marca pretende atingir, seja aumentando a conscientização, engajando nichos de mercado ou promovendo conversões diretas.
Além disso, é válido lembrar que o marketing de influência é uma construção de longo prazo. Trata-se de um processo que exige atenção aos mínimos detalhes e paciência.
Mas por que isso é tão importante? Porque, antes de iniciar a busca, por exemplo, é essencial compreender os diferentes tipos de influenciadores e seus respectivos públicos, conforme classificação da Spark.
Big Shot
Os Big Shots personificam os valores desejados da marca. Sua representação fora das mídias tradicionais rompe barreiras e traz endosso mútuo.
Portanto, exercem tanto o papel de co-branding quanto de excelentes broadcasters. Tendem a ter mais de 5 milhões de seguidores.
Broadcasters
São os nativos digitais que nos ajudam a alcançar grandes audiências, contribuindo para a conversão, afinal, conquistaram grande visibilidade nas mídias.
Normalmente, o engajamento é maior se comparado aos Big Shots. Tendem a ter mais de 1 milhão de seguidores.
Specialists
Detêm conhecimento e endosso mais específicos, ou seja, têm autoridade para falar sobre determinado tema. Pode ser por conta de sua atuação, vivência, experiência ou interesse pessoal. Tendem a ter entre 200 mil e 1 milhão de seguidores.
Insiders
Por último, temos os Insiders. Sua narrativa é mais autêntica, cria conversas mais próximas e sua atuação é mais inspiradora do que aspiracional. Tendem a ter menos de 200 mil seguidores.
Estratégias com esse tipo de criadores de conteúdo têm se mostrado muito eficientes. Confira os resultados de alguns cases de sucesso da Spark:
Nano Influenciadores
Pessoas comuns com um nicho específico e alta credibilidade, geralmente com uma base de 1.000 a 10 mil seguidores.
Então, qual a estratégia para aplicar nesta etapa? Divida os influenciadores que você encontrar em categorias com base em seus seguidores.
Em seguida, determine qual tamanho de público corresponde às suas reais necessidades.
Como escolher um influenciador digital alinhado à sua marca
Agora que você compreendeu a importância e os perfis dos influenciadores, surge a questão central: como escolher o influenciador ideal para a sua marca?
Nós preparamos um passo a passo para auxiliar nessa tarefa. Confira!
Defina seus objetivos
O primeiro passo, pare para refletir sobre o que você quer alcançar com essa estratégia de marketing de influência. Sua intenção é atrair um novo público, fidelizar os consumidores, divulgar um rebranding ou lançar um novo produto.
Determine público-alvo e plataformas
Em seguida, definir o tipo de pessoa que você deseja alcançar com essa estratégia e que esteja mais alinhada aos valores da sua marca.
Lembre-se de que, assim como cada rede social possui objetivos distintos, os influenciadores escolhem as plataformas que melhor se adequam ao seu perfil, atuando, por exemplo, apenas no Instagram ou TikTok.
Portanto, dependendo dos seus objetivos, é recomendável utilizar mais de uma plataforma simultaneamente.
Encontre no influenciador o perfil do seu consumidor
Tente visualizar o perfil do consumidor do seu produto e, em seguida, busque esse perfil em um influenciador.
Utilize hashtags relacionadas ao seu segmento para encontrar um influenciador que fale a mesma língua e, claro, tenha uma audiência relevante.
Leve em consideração o nicho e a região onde sua marca deve ter maior impacto.
Observe também fatores como a linguagem usada pelo influenciador e os outros tipos de conteúdo que ele produz.
Atente-se à transparência e autenticidade
Um influenciador autêntico e transparente gera mais confiança e credibilidade, criando uma conexão mais profunda com seus seguidores. É essencial que o criador mostre sua verdadeira personalidade, compartilhe suas experiências e seja transparente. Isso funciona para construir uma marca mais autêntica e duradoura.
Quando os seguidores sentem que conhecem a pessoa por trás da marca, eles são mais propensos a se conectar e apoiar seu trabalho a longo prazo.
Observe o engajamento real
Você não quer firmar parceria com um influenciador que tenha muitos perfis falsos, certo? Se possível, observe a taxa de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos).
Verifique algumas contas que seguem o influenciador para ver se elas têm publicações, a quantidade e as interações. Esse trabalho de investigação, quase como o de Sherlock Holmes, pode ser bastante útil!
Não adianta ter milhares de seguidores se o número de curtidas for baixo. Além disso, você pode utilizar ferramentas online para verificar a autenticidade do influenciador.
Mais importante ainda é encontrar um influenciador ideal. A Tagger é uma solução completa para descobrir influenciadores adequados ao seu nicho e à sua campanha, fornecendo dados e métricas que facilitam a tomada de decisão.
Esclareça o formato da parceria
Esta é realmente a última etapa! Depois de escolher o influenciador digital compatível com a sua marca, defina os termos da parceria.
Converse com o influenciador escolhido para descobrir qual tipo de divulgação mais engaja seus seguidores, como “recebidos”, em que o influenciador recebe produtos gratuitamente e os divulga em seus stories ou feed do Instagram.
Sempre deixe claro que se trata de uma parceria paga e siga as regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Além das dicas acima, é indispensável reforçar a importância de manter um bom relacionamento com o influenciador digital.
Não se trata de uma transação de mão única. Muitas vezes, ações bem-sucedidas são aquelas firmadas com influenciadores que já estão há mais tempo com a sua marca!
Mantenha um diálogo aberto, esteja receptivo aos feedbacks sobre seu produto ou serviço e pergunte se eles têm sugestões para aprimorar as ações.
Influenciadores são criativos e, certamente, contribuirão para destacar sua marca em meio à concorrência e colher bons resultados.
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