Influencer Marketing pode tornar essa data mais especial!
Influencer Marketing pode tornar essa data mais especial!
Tarefas diárias como servir o café da manhã, arrumar o filho para escola e colocar para dormir passam a ganhar relevância entre os homens.
Os pais de hoje são mais propensos do que as gerações anteriores a compartilhar as tarefas domésticas e a dedicar tempo livre aos filhos.
Em 2022, + 100 milhões de pessoas realizaram compras o que movimentou mais de R$ 24 bilhões no comércio;
80% dos brasileiros pesquisam preços para economizar antes das compras;
Fonte: Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL)
No último ano, na semana que antecedeu a data, houve um aumento de 9,2% nas lojas físicas e 33% no e-commerce
Fonte: Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)
Campanhas com direcionamento para página de compra podem gerar grandes conversões
R$ 163 milhões de faturamento
Crescimento de 21% em relação a 2021
653 mil pedidos realizados
Ticket Médio de R$ 250,00
Mas lembre-se, nem só os pais ganham presentes!
Esposo/Namorado, Sogro e Avô também são lembrados e presenteados durante a data
O melhor período para impactar o consumidor e gerar conversão são nos 15 dias que antecedem o Dia dos Pais.
Fonte: KANTAR IBOPE MEDIA | TG BR 2021 R2 Combined | (August 20 – March 21 – September 21) – Pessoas
De 100% do público feminino entrevistado, 73% seguem algum tipo de influenciador
De 100% do público masculino entrevistado, 59% seguem algum tipo de influenciador
As menções começam a ter um crescimento 6 dias antes da data principal, na véspera atinge o segundo maior pico. Já durante o evento, há um elevado número de menções e, mesmo um dia depois, ainda é possível observar um volume de referências bem alto.
Fonte: Stilingue
O Twitter é a plataforma com maior representatividade (53%) já que o Stilingue puxa apenas dados públicos dos posts, sendo predominantemente mencionado pelo gênero feminino e expressando sentimentos positivos.
Nas publicações com maior interação, prevalecem declarações de amor e afeto aos pais. A busca por ofertas e produtos em promoção também são bastante citadas pelo público.
Lifestyle
Moda e estilo
Mídias e notícias
Comidas e bebidas
Fitness
Música
Família
Os conteúdos que mais geram interações e identificação com o público tiveram em comum:
– Fotos posando com produtos;
– Legenda com homenagem, reflexões e memórias para contextualizar com o produto divulgado;
– Vídeos de humor que geram identificação na relação entre pais e filhos;
– No TikTok os vídeos possuem um storytelling tanto para vídeos de humor como para vídeos com tom mais pessoal e emocional;
– Uso de trends como POV e GRWM tornando o conteúdo mais nativo da plataforma.
“O amor Inspira”
A Renner celebrou o Dia dos Pais destacando a diversidade e a importância de suas relações com os filhos. A marca enfatizou a valorização das histórias e do amor entre pais e filhos, buscando se posicionar como uma opção para comprar presentes nessa ocasião especial. A campanha visava despertar nos consumidores o interesse pelo tema e nos produtos oferecidos pela marca, destacando as experiências vividas nesse momento, como viagens, passeios, conselhos e momentos familiares.
Lucas Silveira
Criativo despojado mostrando bastidores de uma sessão de fotos com sua filha.
Maju de Araujo
Relato emotivo, relembrando aprendizados com seu pai.
Manoela
De forma descontraída levou seu pai para loja Renner para experimentar looks.
Johnson’s Baby realizou uma parceria com o TikTok para um projeto especial. Foi transmitida uma live no perfil do TikTok de Johnson’s Baby, em que pais famosos da internet discutiram o momento em que se sentiram verdadeiramente pais. Além disso, compartilharam suas experiências sobre como parte da nova campanha da marca, ‘Ciência ativada pelo seu cuidado’, destacando os benefícios do Sabonete Líquido de Glicerina. O objetivo era aumentar a conscientização sobre a campanha e os produtos da marca.
– TikTok com storytelling mostrando o processo de ser pai, com narração mostrando diversos momentos com os filhos onde o produto está sempre presente nas diversas fases;
– Vlogs de cuidados e cotidiano da rotina com seus filhos.
A campanha “Natura Homem Neo” representa uma nova visão da masculinidade e paternidade em um mundo de constante transformação. Eles estão abertos para viver novos momentos, relações e papéis, adaptando-se, se redescobrindo e fortalecendo-se. A Natura Homem Neo se posiciona como porta-voz dessa mudança, oferecendo uma linha completa de perfumaria e cuidados pessoais, permitindo que cada homem cuide de si de acordo com sua própria maneira, com foco nos negócios e na equidade. A campanha busca promover um novo olhar sobre a masculinidade, atendendo às necessidades desses novos homens.
Grande destaque de parceria com Mano Brown gerando maior alcance num conteúdo em que o rapper conversa com seus filhos, Kairee Domenica, enquanto é cuidado com produtos Natura Homem Neona Barbearia do Josyas.
Gustavo Apresenta a linha Natura Homem Neoe dando dicas de autocuidado masculino.
Felipe Oliveira usa o humor do seu já característico personagem hetero top para apresentar Natura Homem Neo.
Fazer uma campanha que traga a importância da paternidade é importante por se tratar de uma data com muito vínculo emocional com o público;
A demonstração de uma relação leve entre pai e filho, com humor, também possui um grande engajamento com o público;
Uma promoção/cupom de desconto sempre gera uma procura maior pelo produto, trazendo um aumento na conversão de vendas;
Os presentes nem sempre são dados pelos filhos. Presentes para namorados/maridos, sogros e avôs também movimentam bastante o mercado;
A narrativa é a peça central de uma campanha nesta data. Personalizar suas mensagens para que elas se alinhem aos desejos do seu público é essencial;
Existem algumas categorias de pais que podem ser exploradas nessa data.
Filhos que filmam os pais
@itsmatheuscosta
Pai hetero
@douglassilva
Pais LGBTQIAP+
@2depais
Pai que já é avô
@gilbertogil
Filhos e pai famoso
@enzocelulari
A campanha #celebrateblackdads da Dove Men Care foi lançada no Dia dos Pais de 2022 para promover a diversidade e a inclusão. A campanha foi criada em parceria com The Dad Gang, uma rede de pais negros que trabalha para mudar a narrativa sobre a paternidade e promover imagens positivas de pais negros e alguns outros influenciadores de pais negros.
No passado, a Youfoodz fez parceria com pais influenciadores que têm muitos seguidores no Instagram e são reconhecidos por promover um estilo de vida saudável. Um desses influenciadores é Chad Townsend, um jogador de futebol da liga de rúgbi que se concentra em condicionamento físico e vida saudável em seu conteúdo. Ao fazer parceria com esses influenciadores, a Youfoodz alcançou um público mais amplo e ganhou prova social.
A campanha mostra uma gama diversificada de famílias, incluindo pais solteiros, pais com parceiros e pais com filhos adotivos, para promover a mensagem de que todas as famílias são bem-vindas. Ele também apresenta pais queer e seus filhos modelando os produtos da Nordstrom, destacando seu compromisso em promover a diversidade e a inclusão. Fazendo parceria com pais influenciadores e explorando a comunidade LGBT, a Nordstrom se destaca na criação de conexões significativas e relacionáveis com seus clientes, promovendo uma experiência de marca autêntica.