Mês do Orgulho LGBTQIAP+

O #MêsDoOrgulho é a oportunidade ideal para apoiar uma causa social muito importante e criar maior conexão com a comunidade LGBTQIAP+.​

Mês do Orgulho LGBTQIAP+

O #MêsDoOrgulho é a oportunidade ideal para apoiar uma causa social muito importante e criar maior conexão com a comunidade LGBTQIAP+​

Cerca de 12% da população brasileira se declara:

Assexuais, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero.​

19 milhões de pessoas​

Fonte: Pesquisa feita pela Unesp e USP​

Diversidade em foco

  • 5% dos lares brasileiros têm itegrantes LGBTQIAP+, um númeto equivalente a 2,5 milhões de domícilios
  • R$ 10,9 bilhões em compras no varejo e comércio de eletrônicos foram movimentados por essas famílias nos 12 meses encerrados em março
  • 30% do entrevistados se dizem dispostos a gastar mais com marcas que apoiam a causa LGBTQIAP+

Perfil dos gastos em "rainbow homes"*

  • gastos médio por domícilio ao ano é 14% maior que os demais
  • frequência de compras 3% superior
  • tíquete médio de compras é 11% superior
  • tíquete médio é 67% maior em produtos de conveniência (alimentos e bebidas prontos, produtos de higiene e beleza etc)
  • gasto médio com alimentos para gatos é 25% superior

Como as marcas são percebidas

Enxerga a ação afirmativa das marcas em prol da causa LGBTQIAP+

“Rainbow homes”*

Fonte: NielsenIQ. *Lares com aos menos uma pessoa LGBTQIAP+

Demais lares

Quer entender como escolher os influenciadores que podem fazer a diferença para a sua marca no #MêsDoOrgulho? 

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E-commerce é um hábito consolidado do público LGBTQIAP+

Q41: Que tipo de produto você comprou online nas últimas quatro semanas?

Compras VS. Publicidade direcionada para a comunidade LGBTQIAP+​

Q41: Que tipo de produto você comprou online nas últimas quatro semanas? / Q42: Você se lembra de ter visto publicidade online de algum segmento abaixo que abordasse a causa LGBTQIA+? 

Os membros da comunidade costumam comprar produtos de marcas que se posicionam sobre causas sociais​?

Sim 72%
Não 15%
Não sei dizer 13%

Fonte: NielsenIQ. 

Calendário com pautas LGBTQIAP+

  • 29 Jan Dia Nacional da Visibilidade Trans
  • 17 Mai Dia Internacional de Combate contra a Homofobia
  • 28 Jun Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+
  • 29 Ago Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
  • 23 Set Dia da Visibilidade Bissexual
  • 23 Set Dia da Visibilidade Intersexual
  • 23 Set Dia dos Direitos Humanos
  • 08 Nov Dia da Pansexualidade
  • 01 Dez Dia Mundial de Combate à AIDS

A melhor forma de mostrar apoio e criar uma conexão genuína com os membros da comunidade LBTQIAP+, é por meio do posicionamento que crie identificação do público com a sua marca.

Nós podemos te ajudar com isso.

Falar com um consultor

Em 2022, durante o mês de junho, nas redes sociais:​

Mencionaram o tema LGBT+:​

27,8 mil de publicações​​

81,7 milhões​ de interações​​

Instagram domina quando o assunto é o #MêsDoOrgulho. Os influenciadores compartilham dicas e #publis de novos produtos, gerando identificação de forma orgânica com seus seguidores.
No TikTok, conteúdos rápidos e dinâmicos com humor fazem sucesso, pois são os tipos de vídeos que a audiência já está acostumada em consumir.

Tamanho dos influenciadores:​

Fonte: Tagger. 

O perfil do creator LGBTQIAP+

Temas mais abordados em seus conteúdos
Entretenimento 63%
Arte 57%
Ativismo e direitos 56%
Cultura e história LGBTQIAP+ 53%
Gênero e sexualidade 49%
Segmentos de marcas que mais realizam ativações

Top marcas com maior engajamento em conteúdos LGBTQIAP+

E o que falam sobre o tema nas redes sociais?

Quando os usuários abordam o tema nas redes sociais, geralmente expressam apoio à comunidade LGBTQIAP+.

Destacam-se menções sobre a importância da liberdade de expressão e da aceitação de todas as demonstrações de afeto e formas de amor, dispensando gênero e orientação sexual.

É possível observar várias interações entre marcas do setor de beleza que desenvolveram produtos especiais para o #MêsDoOrgulho em colaboração com diversos criadores de conteúdo.

A identificação é um gatilho muito importante para o público com os influenciadores. Quer encontrar o creator que vai criar essa conexão? Converse com os nossos especialistas!

Quero conversar com a Spark!

Spark Insights:

  • Existem muitas críticas nessa conexão marca&consumidor quando ela é apenas oportunista e não genuína; 
  • Trabalhar a pauta além do mês de junho é essencial para criar identificação com o tema;
  • O público LGBTQIAP+ tem o hábito de comprar pelo e-commerce, ou seja, conectá-lo pelas redes sociais é fundamental;
  • O público LGBTQIAP+ é muito forte no uso das plataformas de streaming e games, principalmente a geração Z;
  • É um público que busca identificação com as marcas que apoiam a mesma causa e possuem os mesmos valores que o dele;
  • Criar essa conexão através de um influenciador já consolidado é uma forma de aumentar sua vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

A Spark já tem experiência nessa data!
Dá uma olhada nas marcas que fizeram a diferença no #MêsDoOrgulho com a gente no último ano:

A campanha de pride de 2022 teve o conceito de dar mais espaço para artistas LGBTQIAP+ na música. Para isso, foi criado um feat. store no site de Mercado Livre onde as pessoas baixavam assets e realizavam um feat com a artista principal da campanha, Pablo Vittar.

41.6 milhões de impactos e 379 mil interações em 41 conteúdos de 12 influenciadores publicados no Instagram e Twitter.

A marca Nivea lançou uma nova edição de embalagens especiais do mês do orgulho e o valor das vendas foram destinados para ONGs e coletivos que trabalham com o cuidado físico, emocional e capacitação de pessoas LGBTQIA+.
A marca contou com 8 nomes de diferentes clusters para amplificar a mensagem da ação.

Mais de 2 milhões de impactos em 63 conteúdos que geraram mais de 190 mil interações no Instagram.

A Casas Bahia lançou um filme da campanha, “cadeiras do orgulho”, onde chamou atenção do público para as dificuldades da comunidade LGBTQIAP+ no mundo corporativo, seja por questões de cargos, ou até mesmo em revelar sua sexualidade com receio de sofrer preconceitos ou serem prejudicados.

527 mil impactos e mais de 5 mil interações em 55 conteúdos de micro influenciadores que superaram o previsto nos formatos da ação (Feed e Stories).

É a hora de trabalhar o branding da sua marca! Temos algumas dicas dos principais influenciadores que podem te ajudar:

Beleza, higiene e perfumaria

@adammitch

  • 985K
  • 2MM

Vestuário e acessórios

@olivierdante

  • 145K
  • 1.5MM

Bebidas alcoólicas

@liviamatuti

  • 28k
  • 676

Bares e restaurantes

@oeugeniomelo

  • 76.4K
  • 62.5k

Gravadoras, produtoras e stream​

@thiagopantaleao

  • 761K
  • 1.2MM

Vamos celebrar a diversidade & inclusão juntos? Encontre os creators para sua campanha!

Junte-se a nós neste #MêsDoOrgulho e mostre seu apoio à comunidade LGBTQIAP+ com os influenciadores que vão criar identificação verdadeira com o público. 

Clique no botão abaixo e venha tomar um café com a gente na Spark House!

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